quinta-feira, 12 de julho de 2012


Questões e aspectos que mais me chamaram atenção no texto de Sílvio Costa

Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores, por isso, estas e as demais instituições sociais devem promover espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias.
As pesquisas mostram que nós, brasileiros, investimos mais tempo vendo TV e navegando na WEB do que lendo. E a análise destas vezes dão aos textos escritos maior valor cultural que aos textos orais ou visuais, principalmente os de origem cultural, os das mídias.
O foco aqui, não deve ser a aquisição de habilidades técnicas, mas sim a tomada de consciência do que pode ser feito com as tecnologias disponíveis.
Através de uma pesquisa de campo alguns pontos foram analisados e devemos levar em consideração:
-Existe uma associação entre mídia e computador;
-Evidência da influência dos meios de comunicação na vida dos alunos, dos professores e das próprias escolas;
-Filmes e vídeos são usados com objetivos didáticos além de servirem de espaço para a produção dos próprios alunos;
-Uso de rádios ( via internet, web e recreio );
-Professores sem capacitação;
-Uso escasso do computador como meio de comunicação interpessoal e interescolar;
-Uso do computador para produção de blogs, sites, jornais, panfletos e livros pura simplesmente para apresentação de trabalhos;
O que se conclui então é que, embora as escolas estejam equipadas com vários recursos tecnológicos, os professores ainda não possuem formação suficiente ou adequada para promover e estimular os alunos ao uso crítico ou criativo destes recursos.
Desta forma, observa-se que as tecnologias e a linguagem são os aspectos mais trabalhados e que este é um caminho em construção para se chegar a um uso reflexivo e expressivo das novas tecnologias.

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