domingo, 24 de junho de 2012


Tema: O calendário nosso de cada dia 
Data: 01/03)2012

Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil – 2 Período Matemática Calendários
Natureza e Sociedade
Linguagem
Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
. Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
. Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.
. Registrar as presenças e faltas durante todo o mês

Duração das atividades
3 horas/aulas
Uso do calendário individual durante todo o ano ( a cada mês )
Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com os alunos
Para esta aula é importante que a professora desenvolva atividades que mostrem
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.

Texto a ser trabalhado:

Seu aniversário (Lulu Santos)

Hoje é seu dia
É muito justo (E é muito justo)
Que seja tão especial
Toda a sua tribo
Também concorda
E acha supernatural...
A gente quer tanto bem a você
Sua alegria contagia a todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Traz pra gente...
Parabéns! Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
Que você sorria
É o que importa (é o que se espera)
Baby! todo dia
Ter você presente
É nossa sorte
É o que nos faz potentes...
A gente quer tanto bem a você
Sua inocência purifica todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Faz pra gente... (dá pra gente)
Parabéns! Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
A gente quer tanto bem a você
Sua energia modifica todos nós
E quer é lhe devolver
Parte do que você
É pra gente! (trás pra gente)
Parabéns! Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...(2x)








Estratégias e recursos da aula

1o Momento:
Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?
A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça. 
2o Momento:
Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
Outro aluno anota essa data na lousa.
3o Momento:
Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
4o Momento:
Introduzo: Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu Santos – Seu Aniversário, onde ele fala do calendário.
Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música
5o Momento:
Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.
6o Momento:
Entrega de um calendário do mês para cada criança, afim de que construam uma legenda para marcar os dias de faltas, os sábados, domingos, feriados e recessos.
Durante todos os dias do mês as crianças farão os registros de como está o tempo.
7o Momento:
Ao final do mês as crianças irão analisar seus calendários e juntos vamos fazer um balanço de quem faltou mais, quem não faltou, quantos dias ficaram nublados, chuvosos ou ensolarados.
8o Momento:
Momento da Calmaria: Todos sentados na rodinha para ouvir a história “Vivi quer crescer”.9
9o Momento:
Diálogo sobre a história

Recursos Complementares

Calendários, vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa, piloto.

Avaliação:

Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.

Meu comentário:
Aula bem elaborada, muito interessante, educativa, interdisciplinar, oferece às crianças a oportunidade de conhecer vários numerais além daqueles estabelecidos no planejamento, além de tornar o aluno responsável pela sua frequência na escola.

Referências: 
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml
http://lulu-santos.musicas.mus.br/letras/952601/
http://www.youtube.com/watch?v=zStfgOWCxQk


Nenhum comentário:

Postar um comentário