Tema:
O calendário nosso de cada dia
Data: 01/03)2012
Data: 01/03)2012
Estrutura
Curricular
Modalidade/Nível
de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil
– 2 Período Matemática Calendários
Natureza e
Sociedade
Linguagem
Dados da aula
O que o aluno
poderá aprender com esta aula
.
Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico:
o calendário;
. Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
. Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.
. Registrar as presenças e faltas durante todo o mês
Duração das atividades
. Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
. Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.
. Registrar as presenças e faltas durante todo o mês
Duração das atividades
3 horas/aulas
Uso do calendário
individual durante todo o ano ( a cada mês )
Conhecimentos
prévios trabalhados pela professora com os alunos
Para esta aula é
importante que a professora desenvolva atividades que mostrem
-
Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Texto a ser
trabalhado:
Seu aniversário (Lulu Santos)
Hoje
é seu dia
É
muito justo (E é muito justo)
Que seja tão especial
Toda a sua tribo
Também concorda
E acha supernatural...
Que seja tão especial
Toda a sua tribo
Também concorda
E acha supernatural...
A
gente quer tanto bem a você
Sua alegria contagia a todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Traz pra gente...
Sua alegria contagia a todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Traz pra gente...
Parabéns!
Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
Que
você sorria
É o que importa (é o que se espera)
Baby! todo dia
Ter você presente
É nossa sorte
É o que nos faz potentes...
É o que importa (é o que se espera)
Baby! todo dia
Ter você presente
É nossa sorte
É o que nos faz potentes...
A
gente quer tanto bem a você
Sua inocência purifica todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Faz pra gente... (dá pra gente)
Sua inocência purifica todos nós
A gente quer é lhe devolver
Parte do que você
Faz pra gente... (dá pra gente)
Parabéns!
Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...
A
gente quer tanto bem a você
Sua energia modifica todos nós
E quer é lhe devolver
Parte do que você
É pra gente! (trás pra gente)
Sua energia modifica todos nós
E quer é lhe devolver
Parte do que você
É pra gente! (trás pra gente)
Parabéns!
Parabéns!
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...(2x)
Hoje é o seu aniversário
Parabéns! Parabéns!
Mais uma volta no calendário...(2x)
Estratégias e
recursos da aula
1o
Momento:
Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?
A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
2o Momento:
Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?
A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
2o Momento:
Ajudá-los
a identificar a composição do calendário: palavras e números,
coluna.
Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
Outro aluno anota essa data na lousa.
3o Momento:
Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
4o Momento:
Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
Outro aluno anota essa data na lousa.
3o Momento:
Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
4o Momento:
Introduzo:
Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu
Santos – Seu Aniversário, onde ele fala do calendário.
Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música
5o Momento:
Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.
6o Momento:
Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música
5o Momento:
Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.
6o Momento:
Entrega de um
calendário do mês para cada criança, afim de que construam uma
legenda para marcar os dias de faltas, os sábados, domingos,
feriados e recessos.
Durante todos os
dias do mês as crianças farão os registros de como está o tempo.
7o
Momento:
Ao
final do mês as crianças irão analisar seus calendários e juntos
vamos fazer um balanço de quem faltou mais, quem não faltou,
quantos dias ficaram nublados, chuvosos ou ensolarados.
8o
Momento:
Momento da Calmaria: Todos sentados na rodinha para ouvir a história “Vivi quer crescer”.9
9o Momento:
Diálogo sobre a história
Momento da Calmaria: Todos sentados na rodinha para ouvir a história “Vivi quer crescer”.9
9o Momento:
Diálogo sobre a história
Recursos
Complementares
Calendários,
vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa,
piloto.
Avaliação:
Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.
Avaliação:
Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.
Meu
comentário:
Aula
bem elaborada, muito interessante, educativa, interdisciplinar,
oferece às crianças a oportunidade de conhecer vários numerais
além daqueles estabelecidos no planejamento, além de tornar o aluno
responsável pela sua frequência na escola.
Referências:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml
http://lulu-santos.musicas.mus.br/letras/952601/
http://www.youtube.com/watch?v=zStfgOWCxQk
Nenhum comentário:
Postar um comentário